Projectos
A RUTIS desenvolve uma série de projectos individualmente ou, preferencialmente, em parceria com outras entidades públicas e privadas.
Dos projectos que realizados destacamos:
- Pós-graduações e formações especializadas nas áreas da animação, gerontologia, economia social, educação de adultos e gestão. São ministradas em diversos pontos do país.
- Organização de congressos mundiais de gerontologia e educação para seniores.
- A implementação de um programa de qualidade, intitulado “Rede de Excelência”, financiado pela Fundação Montepio (2012-2015).
- Computador Sénior Virtual, em parceria com a Microsoft e a Inforlândia criamos o primeiro portátil para seniores em 2009.
- Roteiros Séniores, são roteiros e percursos turisticos desenvolvidos pelas universidades seniores em todo o pais. A RUTIS é um agente de animação turistica registada no Turismo de Portugal.
Projectos internacionais:
- De 2014 a 2016, projecto europeu OPALESCE (PT, GE, IT e GR), financiado pelo programa ERASMUS + Objectivo: Criar aplicações educativas para os seniores. A RUTIS é a entidade coordenadora.
- De 2015 a 2017, projecto europeu Digitally Innovative – Unique Ones, (PT, PL, TR, SL e CZ), financiado pelo programa ERASMUS +. Objectivo: criação de metodologias de ensino inovadoras e atractivas para a população sénior. A RUTIS foi parceira.
- De 2012 a 2014, projecto europeu Bankforelder (PT, GE e ES), financiado pela FCT. Objectivo: Tornar a banca electrónica (sites e multibanco) mais fácil de usar pelos mais velhos.
- De 2013 a 2015, projecto europeu Centre for the Third Age Education (PT, UK, AZ, RU, SL e IT), financiado pelo programa TEMPUS para a criação de UTIs no leste da Europa.
- De 2012 a 2015, projecto regional (lezíria), financiado pelo PRODER a 75%. Objectivo: Criar um Centro de Envelhecimento Activo.