Sabendo que o exercício físico é um aspeto fundamental no que ao envelhecimento ativo e saudável diz respeito, importa que os técnicos que trabalham com este público tenham cada vez maior consciência sobre a sua importância e sobretudo que adquiram conhecimentos e competências nesse sentido.
Assim, surge este projeto, cujos objetivos principais são:
Formação de pessoal: está intimamente ligado à partilha de boas práticas, à melhoria das competências, à aquisição de novos conhecimentos e qualificações no âmbito do desporto de base, melhorando o saber e o saber-fazer dos profissionais do desporto.
Replicação da aprendizagem: responde à necessidade de sensibilizar as comunidades para a importância do desporto e o papel que desempenha na promoção da atividade física e de um estilo de vida saudável, nas relações interpessoais, na inclusão social e na igualdade. Reforça as capacidades das organizações comunitárias locais e promove também um estilo de vida ativo, amigo do ambiente e uma cidadania ativa.
Criação de uma Rede Europeia: é, em si mesmo, um objetivo comum – “criar redes europeias de treinadores e profissionais do desporto”; contribuindo igualmente para o desenvolvimento da cooperação internacional no âmbito da mobilidade para fins de aprendizagem no desporto.
Proponente:
- RUTIS, Portugal
Organizações acolhedoras:
- LIETUVOS FUTBOLO FEDERACIJA, Lituânia
- MINE VAGANTI NGO, Itália


