Quem somos



Apresentação


A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, com sede em Almeirim, criada em 2005.Tem um pólo no Porto (Academia RUTIS Porto).

A RUTIS tem actualmente 305 UTIs como membros, 45.000 alunos seniores e 5.000 professores voluntários nas universidades seniores.

A importância social da RUTIS e das Universidades Seniores foi reconhecido oficialmente pela Resolução de Conselho de Ministros nº76/2016 de 29 de Novembro de 2016.


Objecto social


Os principais objectivos da RUTIS são z promoção do envelhecimento activo e a valorização  das Universidades Seniores (denominação registada, pela RUTIS, como Marca Registada no Instituto Nacional de Propriedade industrial) sendo estas “a resposta social, que visa criar e dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos. As actividades educativas serão em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida”.


A RUTIS é membro de diversas redes nacionais e internacionas e é a única instituição nacional com acordo com o estado para a promoção do envelhecimento activo. Ver prémios e distinções da RUTIS.

 
A RUTIS é constituida por uma Assembleia Geral, Direcção e Conselho Fiscal. Possui ainda um Conselho Consultivo e o Conselho Geral das Universidades Seniores Portuguesas (constituido no mandato de 201672018 pelas Universidades Seniores da Nazaré (Presidência), US D. Sancho I de Almada, US de Gondomar e AS do Fundão.
 

A RUTIS participa nas seguintes redes/grupos:

- Membro do Conselho Económico e Social do Estado Português

- Membro da direcção da Confederação Portuguesa do Voluntariado

- Membro da EAEA (Associação Europeia para a Educação de Adultos)

- Membro da Rede TIC e Sociedade promovida pela FCT.

- Membro da CNIS e do Conselho Local de Acção Social de Almeirim

 


Visão, Missão e valores


Segundo os nossos estatutos, Artigo 5º



1 – A RUTIS tem como visão:



    • a) Criar novos projectos de vida para os seniores.





2 – A RUTIS tem como missão:



    • a) Promover o envelhecimento activo.



    • b) Defender, representar e dinamizar as Universidades Seniores.



    • c) Incentivar a participação social dos mais velhos.





3 – A RUTIS tem como valores:



    • a) O respeito pela pessoa humana e pela sua dignidade, em todas as circunstâncias.



    • b) O respeito pelo direito à não discriminação em razão da ascendência, sexo, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social.).