Viagem à Madeira e ilhas desertas



Caros colegas

 

Vamos organizar a nossa viagem das Universidades Seniores este ano à ilha maravilha da Madeira, de 11 a 15 de Julho.

Venha conhecer a linda ilha da Madeira e as ilhas desertas com a RUTIS e a Flash Viagens. Estadia em pensão completa em hotel de 4 estrelas e visita guiada à ilha.

 

Para seniores e para alunos, professores, dirigentes, amigos e familiares das Universidades Seniores

 

Saida de Lisboa e Porto. Possiblidade de pagamento a prestações. Valor desde os 990€, tudo incluido.

 

Já estão ocupados 50% dos lugares.

 

 

Ver o preço e programa completo em  2021 RUTIS - Madeira

Pré-inscrição em https://forms.gle/yRb43ynAutJJZMXL9

 

 

Programa:

1º DIA (dia 11) – PORTO ou LISBOA / FUNCHAL

Comparência no aeroporto 2 horas antes da partida para formalidades de embarque. Partida em voo regular com destino ao Funchal. Chegada e transporte privativo ao hotel,

VISITAS – Funchal / Senhora do Monte / Eira do Serrado. Almoço, jantar e alojamento.

Pequeno-almoço no hotel. Saída em direcção ao centro histórico da cidade, onde a pé, visitamos o Mercado dos Lavradores, uma verdadeira explosão de cor e sensações únicas, para observar a venda de flores, legumes, frutas tropicais, bem como as diversas variedades de peixe da ilha. Visitamos ainda uma fábrica de bordados tradicionais, uma adega de vinhos da Madeira, para conhecer e degustar os diversos tipos de vinhos regionais. A manhã termina com um agradável passeio pedestre pelas movimentadas artérias do Funchal, visitando a Praça do Município com receção na Câmara Municipal do Funchal com vinho da Madeira, a Igreja do Colégio, um dos mais interessantes exemplares artísticos deixados pelos Jesuítas em Portugal, a Sé Catedral e a Avenida Arriaga. Almoço em restaurante local com bebidas incluídas. Após o almoço, subida de teleférico até à freguesia do Monte para visita à Igreja da Nossa Senhora do Monte, (onde se encontra o túmulo do último Imperador da Áustria, Carlos I) e aos seus magníficos jardins públicos e aos jardins do Monte Palace Madeira. A viagem prossegue em direcção ao Miradouro da Eira do Serrado, a 1094 metros de altitude, de onde se desfruta uma deslumbrante paisagem sobre o Curral das Freiras, vila edificada num vale de erosão. De regresso à cidade do Funchal será efectuada uma paragem no Miradouro do Pico de Barcelos, de onde se tem uma vista incomparável de toda a cidade do Funchal. Regresso ao hotel. Jantar com bebidas incluídas e alojamento.

 

 

2ª DIA (dia 12) – VISITAS – Volta á Ilha Oeste / Porto Moniz

Após o pequeno-almoço no hotel, saída em direcção a Câmara de Lobos, para uma breve paragem no centro desta pitoresca vila piscatória. Seguindo ao longo da costa sul efectuamos uma segunda paragem no Cabo Girão, o promontório mais alto da Europa, com 580 metros, e o segundo mais alto do mundo, antes de chegarmos à Vila da Ribeira Brava, com a sua lindíssima igreja. De seguida começamos a subir em direcção ao Paul da Serra, o único planalto da ilha, a 1500 metros de altitude. Descendo para o Porto Moniz, paragem no Fanal e Ribeira da Janela, paragem num miradouro, para uma vista panorâmica da costa norte. Já em Porto Moniz, vila piscatória muito conhecida pelas suas piscinas naturais, será servido o almoço em restaurante local, com bebidas incluídas. O regresso à cidade do Funchal será efectuado pela Encumeada, montanha que separa a costa norte da costa sul, com paragem no Miradouro do Véu da Noiva, de onde podemos observar parte da estrada antiga, escavada na rocha, agora não recomendada ao trânsito. Passando por São Vicente, atravessamos uma parte da famosa floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO, como Património da Humanidade. Breve paragem na Pousada dos Vinháticos antes de chegarmos ao hotel. Jantar convívio com as Universidades Seniores da Madeira com bebidas incluídas e alojamento.

 

 

 

3º DIA (dia 13) – VISITA às Ilhas Desertas

Pequeno-almoço no hotel. Visita às ilhas desertas em barco acompanhados por guias da natureza. Situadas a sudeste da Ilha da Madeira encontram-se estas magníficas e esplendorosas ilhas de origem vulcânica. Devido à presença de uma distinta diversidade de fauna e flora, estas ilhas são área protegida há cerca de 26 anos, tendo sido criada a Reserva Natural das Ilhas Desertas, que é principalmente constituída por tês ilhas: Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio. Estas ilhas são conhecidas internacionalmente pela conservação do Lobo Marinho. Também é possível a observação de Baleias, Golfinhos e tartarugas, no seu habitat natural. Aconselhamos o uso de roupa e calçado confortável. Possibilidade de tomar banho nas águas cristalinas do Atlântico.

 

 

4º DIA (dia 14) – VISITAS – Volta á Ilha Este / Santana / Jantar típico

Pequeno-almoço no hotel. Neste dia inteiro de excursão, conhecemos primeiro a Camacha, local conhecido pela indústria do vime e pelo seu folclore. Em seguida subimos ao Pico do Areeiro, o terceiro cume mais alto da ilha, (1.818m de altitude) de onde podemos desfrutar da paisagem luxuriante do maciço montanhoso. Descendo ao Ribeiro Frio, visitamos um viveiro de trutas, seguido de um estimulante passeio a pé durante 45 minutos ao longo de uma levada, terminando no Miradouro dos Balcões. As levadas, canais de irrigação de capital importância para a economia da ilha, permitem uma invulgar comunhão com a natureza. Continuação do passeio até Santana, conhecida pelas casas cobertas de colmo, uma das imagens tradicionais da ilha e onde será servido o almoço com bebidas incluídas em restaurante local. Após o almoço prosseguimos o passeio até ao Porto da Cruz na costa norte da ilha, com paragem no Engenho do Norte e na Casa de Rum, dois importantes testemunhos vivos do florescente passado de produção de açúcar na Ilha da Madeira. Já na cidade do Machico, paragem para visita ao centro da cidade com receção especial do Municipio, local onde desembarcaram os primeiros navegadores. Regresso ao hotel. Em hora a indicar, transfere ao Jantar típicos em restaurante local, onde será servida a famosa “espetada madeirense” enquanto apreciamos a exibição de um grupo folclórico. Tempo de diversão e magia. Regresso ao hotel no fim deste.

 

5º DIA – VISITA À LEVADA. Regresso MADEIRA / LISBOA ou PORTO

Pequeno-almoço e almoço no hotel. Caminhada na levada das 25 fontes / Rabaçal (umas das mais bonitas na Madeira, percurso fácil de 9 km) e almoço convívio com a US da Ribeira Brava. Aconselhamos o uso de roupa e calçado confortável. Viagem em autocarro cedido pela CM da Ribeira Brava.

Opção: Dia livre no hotel e no Funchal

Transfere para o aeroporto, chegados, formalidades e embarque com destino a Lisboa ou ao Porto.

 

 

  • 2021-05-26